Uma das melhores ferramentas que eu tenho para ajudar no planejamento e construção dos roteiros é o Google Maps. Ele me permite ter a visão de rua (street view) como criar minhas própria rotas, marcando os monumentos, atrações e lugares que melhor convier a mim.

Admito que, no início, não foi tarefa fácil, descobrir as funcionalidades do Google Maps. Tive que aprender sozinha, tentativa e erro, até conseguir fazê-lo de forma que me satisfazesse.

Fiz um passo a passo para criação de roteiro de viagem no Google Maps e ajudar quem ainda não conhece esta ferramenta.

Passo 1 – Acesse ao Google Maps e clique no seu canto esquerdo superior nas três listras que aparecem. Estas listras são o menu.

tela-1

Passo 2 – No Menu, selecione “Seus Lugares”.

tela-2

Passo 3 – Clique em adicionar mapas, na borda inferior do Menu.

tela-3

Passo 4 – Abrirá uma nova aba no seu navegador, com um mapa limpo. Digite a cidade onde irá viajar na barra de busca.

No canto esquerdo, você poderá nomear o Mapa e a primeira camada. Normalmente, eu nomeio o mapa com o nome da cidade e o dia referente à viagem, por exemplo “New York – Dia 1” e a primeira camada eu nomeio como “Atrações”.

Eu crio um novo mapa para cada dia de viagem para que as rotas não se cruzem, e fique confusa a visualização.

tela-4

Ao nomear o mapa, você pode colocar uma pequena descrição do que aquele mapa se refere. Como exemplo, você pode colocar os lugares que serão visitados, a região da cidade.

tela-5

Passo 5 – Antes de criar o seu mapa, clique em cima das atrações. Por exemplo, cliquei em cima do nome “central park” que aparecia no mapa e abriu uma caixa com detalhes de sua localização. Logo abaixo aparece adicionar ao mapa. Assim que adicionar ao mapa, o item selecionado aparecerá na camada “Atrações”.

tela-6

Assim que selecionar todos os lugares que pretende visitar naquele dia, comece a traçar sua rota.

Abaixo da barra de pesquisa, selecione a seta conforme tela abaixo.

tela-7

Passo 6 – Após clicar em “adicionar rota”, uma nova camada será criada, que também poderá ser nomeada conforme sua vontade.

DICA: se você for se locomover a pé e trem, por exemplo, crie uma camada para cada região. Assim seu mapa ficará mais organizado.

Abaixo do nome da camada, você poderá ver um ícone de um carro. Selecione este ítem. Aparecerá três ícones que poderão ser selecionados (carro, bicicleta ou a pé). Neste caso, farei uma rota à pé, por isso, seleciono o desenho do homem.

tela-8

Passo 7 – Inicialmente aparecerão dois pontos A e B no seu menu. O ponto A é o ponto de partida (seu hotel por exemplo). O ponto B, o primeiro local para onde irá se deslocar. Adicione mais destinos à medida que for criando seu roteiro.

Vale ressaltar que para adicionar destinos é necessário digitar o nome do local, e não somente clicar sobre seu nome no mapa.

tela-9

Comentários: A primeira camada “Atrações” tem um papel fundamental na construção do roteiro.

Quando digitar o nome do destino, os lugares selecionados e adicionados na camada Atrações serão sempre a primeira opção do menu, conforme visto na imagem abaixo.

Desta forma, você não seleciona o local equivocadamente.

tela-10

Outra função disponível nos mapas personalizados é a régua.

Em caso de dúvida, se um lugar é distante demais, se o roteiro traçado ficou muito longo, selecione o ícone da régua, abaixo da barra de pesquisa, e meça (clicando no início e no final das distâncias).

tela-11

Anúncios