Em grandes cidades turísticas, não é raro ouvir falar do “tax free“. Mas quantas vezes você já se utilizou dessa prerrogativa e recebeu parte do valor que gastou de volta?

O tax free é uma taxa que pode ser recuperada por aqueles que não são residentes do país onde foi efetuada a compra.

A devolução de parte do Imposto de Valor Agregado – IVA (Value-Add Tax – VAT) é possível nos países da União Europeia, alguns estados dos Estados Unidos (Lousiana e Texas devolvem o valor do sales tax, enquanto Alaska, Delaware, Montana, New Hampshire e Oregon não tem imposto nas compras), Argentina, Uruguai, México e Austrália.

A devolução de valores não serve para serviços, como hotéis, transportes, refeições. Vale somente para bens! No entanto, vale ressaltar que o produto não pode ser utilizado até a data de retorno, deve estar lacrado.

Na Inglaterra, por exemplo, você consegue o reembolso se:

– estiver visitando o Reino Unido, mas vive fora da Comunidade Europeia e está indo embora.

– Mostrar o produto, lacrado e seu recibo, quando sair do Reino Unido (no aeroporto).

-Se aprovado o reembolso, deverá ser preenchido o formulário pagamento e escolhida a forma do reembolso (em espécie, reembolso no cartão de crédito ou depósito através do estabelecimento, porém neste caso, uma taxa poderá ser cobrada).

Na Argentina, por sua vez, estabelece que para requerer o tax free é necessário compras acima de 70 pesos, além dos produtos serem feitos 100% no país. A economia poderá ser de até 21% do valor gasto com as compras.

Como na Inglaterra, é necessário requisitar o formulário de tax free no estabelecimento onde fizeram as compras. Uma das vias deve ficar com o estabelecimento e a outra com você. Junte os comprovantes de compra. O reembolso poderá ser feito pelo cartão de crédito ou em dinheiro.

Em qualquer lugar que for requerer o tax free não esqueça de planejar o tempo no aeroporto para fazer isso, pois é sempre nele que estão os guichês para isso. Chegue no aeroporto com tempo para poder entregar os formulários e receber o reembolso. Lembre-se que pode ter filas e complicar o embarque no aeroporto.

Para maiores informações:

TAX FREE UK

TAX FREE PARIS

TAX FREE USA

TAX FREE PORTUGAL

Anúncios