Viajar é um privilégio. Conhecer lugares novos com quem a gente gosta é sensacional. Mas e se não tivermos companhia? E se nossa companhia desistir a poucas semanas da viagem? VÁ SOZINHO!

Sim, solo travel não é um bicho de sete cabeças! O medo é nosso maior inimigo e se você planejar direitinho, será uma das melhores viagens que você fará!

Para isso, selecionei 7 dicas para planejar sua viagem solo.

1 – Pesquise!

A pesquisa será sua principal ferramenta para fazer com que sua viagem solo dê certo. Pesquise a melhor época do ano para viajar, melhor lugar para se hospedar, a comida, a bebida, os lugares seguros, os perigosos, o que evitar, o que fazer…

world-1264062_1280

Hoje, há diversos sites para que possamos ler as recomendações de outros viajantes. Antes de escolher sua acomodação, por exemplo, procure os reviews em sites como Trip Advisor. Procure saber da localização do hotel, se é segura ou não. Lembre-se que você poderá chegar sozinho/a à noite, e se for uma região complicada, você poderá ter transtornos.

2 – Utilize apps!

São diversos aplicativos que podem te ajudar quando viajar solo.

Google Street View: é um ótima forma de você ver a redondeza, ver as lojas que tem por perto, uma ideia da distância do metro sob uma perspectiva diferente.

Pinterest: Crie pastas no Pinterest com pins do seu destino. Você poderá achar um artigo sensacional de um lugar fantástico para ir.

office-620822_1280

Instagram: é aquela dica de ouro né?! Pesquise o hotel, o restaurante, o ponto turístico, tudo, no instagram! É difícil você ter uma impressão errada de um lugar depois de ver centenas de fotos de um lugar.

3 – Compre um seguro viagem.

Muitos viajantes acham que o seguro viagem é um gasto desnecessário, e que “nunca aconteceu nada comigo”. Quando viajamos solo, no entanto, não é bom deixar de adquirir um bom seguro. O ideal é que você tenha um bom seguro, que cubra desde bagagem extraviada até custos funerários. Infelizmente, temos que considerar que acidentes acontecem e é melhor se preparar.

4 – Mantenha cópia online de todos os seus documentos.

Depois de passarmos por um susto (combo passaporte + cartões furtados), vimos da necessidade de mantermos cópias online dos documentos. Por sorte, tínhamos quem pudesse verificar as pastas de documentos em casa, scanear e mandar no nosso e-mail, mas e se não tivesse? Já imaginou a dor de cabeça? Manter os documentos online vai te ajudar a ter acesso a eles de maneira muito mais rápida.

5 – Vôos com a luz do dia.

Chegar a um hotel durante o dia é muito mais tranquilo do que à noite. Imagine a situação: você chega ao hotel às 3 da manhã. As portas estão fechadas e nem sinal do porteiro. Você está sozinho/a, com malas, dinheiro, tudo e vulnerável!

Chegando com a luz do dia, você terá certeza que irá fazer o check in imediatamente, que não ficará sozinho/a nas ruas.

6 – Escolha acomodações mais sociáveis

Se você está viajando sozinho/a mas não quer permanecer assim o resto da viagem, o ideal é que se acomode em hostels ou b&b´s. Nestes tipos de acomodação, há muita socialização (a começar com a possibilidade de dividir o quarto com outras pessoas).

hostel-185156_1280

Com certeza, haverá pessoas na mesma situação que você e ficará fácil arrumar um companheiro de viagem.

7 – Faça tours com agências

As agências de viagens locais sempre oferecem tours. Relaxe e deixe que outras pessoas organizem o passeio. Interaja, conheça pessoas!

Anúncios