Meu pai era de Niterói e meu padrasto do Rio. Os dois, graças a Deus, amavam o Rio de Janeiro e sempre que podíamos, passávamos um final de semana, feriado, férias por lá.

Mas sabe o que é mais impressionante? Ao longo dos meus 31 anos, milhares de viagens ao Rio, eu nunca tinha ido ao Jardim Botânico, nem ao Parque Lage. Nunca!

O Parque Lage fica localizado em uma área que já fora um engenho de açúcar, que se extendia do Morro do Corcovado até a Lago Rodrigo de Freitas. Ao longo do tempo, os terrenos foram divididos até que, Henrique Lage construiu o prédio em 1925 para sua esposa, a cantora lírica Gabriela Besanzoni.

O parque é enorme e quem quiser explorá-lo mais a fundo poderá encontrar algumas grutas e lagos pela propriedade. Uma das melhores coisas do passeio é que a entrada é gratuita!

Atualmente, o Parque Lage é sede da Escola de Artes Visuais, desta forma, não é raro se deparar com exposições, eventos..

Existe, também, um bistrô onde você pode tomar café da manhã, almoço, jantar, e lanches. Muitas pessoas tomam o café da manhã (ou brunch) mas é bom atentar-se para as filas que se formam neste período. Outra opção para sua refeição é fazer picnics.

Endereço: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3257-1800
Horário: diariamente 08:00 – 17:00
Site: www.eavparquelage.rj.gov.br

Seguindo dali, é fácil chegar ao Jardim Botânico. Menos de 1.3km separam os dois parques. O jardim botânico é lindo! É ótimo para passear com crianças, fazer caminhadas, tirar fotos, ou simplesmente passear.

Ele é o jardim botânico mais antigo do país, e além de um ponto turístico, é também um importante instituto de pesquisa.

Dentre todas as espécies de plantas, a mais famosa é a palmeira imperial, símbolo do jardim botânico do Rio de Janeiro.

Palmeiras Imperiais

Os dois parques são enormes, mas se você separar algumas horas para cada um, conseguirá encaixá-los em um dia. Vale muito a pena!

Cristo Redentor visto pelo Jardim Botânico

Endereço: R. Pacheco Leão, 101 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3874-1808/3974-1214
Horário: diariamente 08:00 – 17:00 (segunda feira 12:00 – 17:00)
Site: www.jbrj.gov.br

Anúncios