Muita gente ainda tem algumas dúvidas a respeito do passo a passo da expedição do passaporte brasileiro.

É mais simples do que se imagina!

1 – REQUERIMENTO DE PASSAPORTE

Antes de fazer a solicitação, tenha preparado os seguintes documentos:

– documento de identidade válido (caso utilize a Carteira de Habilitação, é necessário outro documento que comprove o local de nascimento). Caso seu nome tenha sido alterado em decorrência de casamento, divórcio ou separação, deverá ser apresentado, também, as devidas certidões com as averbações atualizadas.

– Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição. Caso não tenha mais o papelzinho que é entregue na sua seção eleitoral, na hora do voto, você pode expedir o Comprovante de Quitação Eleitoral no site do TSE.

– Certidão de Quitação Militar (somente para homens), que pode ser emitida pelo site da Justiça Militar.

– CPF

– Se possuir passaporte anterior, deverá apresentá-lo ainda válido. Preste atenção quando for renovar o passaporte. Faça a solicitação do seu passaporte dentro do prazo de validade dele! Do contrário, deverá ser paga uma taxa majorada.

– Guia da GRU e comprovante de pagamento.

2 – SOLICITAÇÃO DE PASSAPORTE

Acesse o site https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte# para fazer a solicitação de seu novo passaporte. Preencha o formulário e emita a GRU.

Note que o agendamento será feito somente após o pagamento da GRU e baixa no sistema, o que pode levar até 24 horas (24 horas à partir do primeiro dia útil subsequente ao pagamento). O valor da GRU é de R$257,25 (duzentos e cinquenta e sete reais e vinte e cinco centavos).

Imprima os comprovantes (ou anote os números de protocolo, pois você precisará deles).

3 – AGENDAMENTO

Depois do pagamento das taxas, retorne ao site da Polícia Federal https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do e faça o agendamento. O agendamento só será possível se o pagamento já estiver constando no sistema da Polícia Federal.

4 – APRESENTAÇÃO

Leve todos os documentos exigidos (para lista completa de documentos, clique aqui) até o posto da PF que você requereu agendamento. Lá, eles irão tirar sua foto e registrar sua digital, e te informar a data para retorno, para buscar o documento, normalmente, em até 6 dias úteis.

Normalmente, é enviado um e-mail para você, informando a data correta, já que pode ocorrer atrasos.

Após a data marcada, você tem até 90 dias para buscar o novo passaporte. Se o documento não for requisitado dentro deste prazo, ele será destruído, e novas taxas serão aplicadas para emissão de novo documento.

O novo passaporte tem validade de 10 anos.

Anúncios