A Cidade Livre de Cristiania (Freetown Christiania) é uma cidade auto declarada livre dentro de Copenhagem, com 850 habitantes, com área de 34 hectares.

Christiania_(OpenStreetMap_within_Copenhagen)
Região de Cristiania – Dinamarca

A cidade alternativa é um dos lugares mais visitados em Copenhagem, perdendo somente para a Pequena Sereia e o Parque Tivoli. Ela foi fundada em 1971, em o que já fora uma base militar abandonada, já com o intuito de ser uma comuna. Eles possuem sua própria moeda, o L∅n.

Não nos causou espanto quando vimos uma placa nos informando que, ao “voltar” para Copenhagem, estávamos entrando na União Europeia.

Cristiania instagram 2

Para chegar lá, a estação mais próxima é a Christianshavn. De lá, suba a Torvegade até a Prinsessegade. Na esquina com Bådsmandsstræde estará uma das entradas para Cristiania.

 

como chegar

Lá dentro, é importante seguir algumas regras de convivência, dentre elas a de não fotografar (apesar da livre venda de drogas, ela ainda é ilegal. Por isso da proibição das fotos. Se você quiser tirar fotos, seja discreto, não utilize câmeras grandes e, de jeito nenhum, tire fotos da região de Pusher Street), não correr (pode criar uma situação de pânico) e falar ao celular.

Dentro de Cristiania é permitido a venda de maconha e raxixe. Existe uma espécie de feira de drogas na Pusher Street. A região tem uma atmosfera pesada, e nada agradável. Pela sua venda livre de maconha e raxixe, foi dado o apelido ao lugar de Green Light District, em alusão ao Red Light District, em Amsterdã.

Cristiania instagram 4
Recentemente, os próprios moradores da cidade livre derrubaram todos os quiosques de venda de drogas na Pusher Street. Aparentemente, gangues e cartéis de drogas do mundo haviam dominado a venda das drogas na feira. A demolição foi uma forma de reconquistar a área.

Por onde quer que você olhe há grafite nas paredes. Prédios, muros, containers, nada é deixado de lado. A cidade é repleta de arte, de jardins, cafés…

Cristiania6

Cristiania4

Cristiania5

Não vamos negar. A cidade é bem dá impressão de ser suja . Dá impressão que todo o lixo que você não viu ao redor de Copenhagem está ali. Tudo ali é cuidado por sua população, mas acho que algumas coisas não são prioridade (como o recolhimento de lixo, hahaha), mas quem sou eu para julgar.

Vimos muitas crianças com suas famílias. Algumas delas, desconfio, serem habitantes daquele lugar.

Cristiania7

Cristiania

Em alguns momentos, tivemos a impressão que a cidade é toda feita no DIY, na gambiarra, na adaptação.

Bom, de certa forma, não estávamos errados! Como são seus próprios habitantes que tomam conta da manutenção da cidade, eles usam de suas técnicas e dons (em alguns casos, questionáveis, hahaha) para manter a cidade de pé.

Cristiania1

Cristiania2

Cristiania3

Definitivamente, Cristiania é um lugar a ser visitado. É algo novo, com uma ideologia que não vemos por ai.

 

 

Anúncios