Muitas pessoas tem vontade de visitar Greenwich, mas acham que fica muito fora de mão. Bom, para se chegar lá, saindo de Westminster, você precisa 1 hora para ir, outra para voltar. Em Greenwich, recomendo, pelo menos 3 horas.

Formas de chegar à Greenwich

Existem diversas formas de se chegar à Greenwich. As mais turísticas são de barco e de trem.

De barco: Acho que é a forma mais interessante para ir à Greenwich. Existem alguns pontos para você pegar o city cruises para lá, entre eles Westminster e Torre de Londres.

Além de ser um passeio diferente (navegar pelo Tâmisa), você terá oportunidade de ver alguns pontos de Londres por uma perspectiva diferente.

O trajeto, saindo de Westminster demora cerca de um hora. Saindo da Torre de Londres, demora cerca de 30 minutos até Greenwich.

De metrô: o trem não chega bem no centrinho de Greenwich, mas é uma boa alternativa para ir pra lá. A estação mais próxima é a de North Greenwich, pela linha Jubilee. De lá, para o centro, você pode pegar o ônibus 188 até o centro ou pegar o DLR e descer em Cutty Sark. Se optar pelo DLR, siga na linha Jubilee até Canning Town e mude para o DLR, até a estação Cutty Sark.

O que ver em Greenwich?

Ao contrário do que muitos turistas imaginam, Greenwich não é só a sede do Observatório Real (e do famoso Meridiano 0°), existem mercados, restaurantes e outros museus que valhem a pena a visita.

Museus em Greenwich

Observatório Real: Se você procura a linha do meridicano para tirar uma foto (e para estar em dois lugar ao mesmo tempo), você precisa procurar o Observatório Real.

Dentro de lá, você terá oportunidade de aprender um pouco sobre a história da astronomia, conhecer o observatório (que foi fundado em 1675), visitar o planetário e, no pátio, ver o monumento erguido do Meridiano de Greenwich.

Greenwich line
Quem disse que não dá pra ficar em dois lugares ao mesmo tempo e ainda, de bônus, ter um tênis branco deste jeito?

A foto acima foi tirada na parte baixa do Observatório. Ao subir as escadas em direção à sede do Observatório, tem um portãozinho e lá, normalmente, nao tem filas para tirar sua foto.

Greenwich Royal Observatory
Na parte mais alta do prédio, dá para ver uma bola (vermelha), que cai, diariamente, à uma da tarde!

Não se esqueça de apreciar a vista lá do Observatório! É a coisa mais linda! Do alto do morro você tem a vista do Greenwich Park, Queen´s House (o prédio branco) e Canary Wharf (aqueles prédios modernos ao fundo).

Greenwich Park Canary Wharf
Vista do alto do Greenwich Park

Museu Nacional Marítimo: O museu marítimo é o maior museu da categoria do mundo. Bom, não seria diferente, vez que a Inglaterra teve uma das mais importantes forças navais. É interessantíssima a coleção de objetos (mapas principalmente) que são expostos lá. Eles também tem uma exposição dedicada à Batalha de Trafalgar¹.

Queen´s House: É o museu mais tradicional de Greenwich. Sua exposição contém obras de arte, além de parte dessa coleção retratar a as expedições do capitão Cook (curious fact: em uma expedição em 1700 e bolinha, Cook pediu autorização para aportar no Rio de Janeiro, mas os portugueses não autorizaram, deixando toda a tripulação reclusa nas embarcações!). Cook além de importante navegador, era cartógrafo. 

Cutty Sark: Nada podia ser mais britânico do que esse mix que britanicidade que é o Cutty Sark. Um barco (clipper) para transporte de chá. Foi um dos últimos a ser construído e era um dos mais rápidos. Ele fica bem próximo do Greenwich Pier e, é atualmente, um museu.

Parques e Mercados

Greenwich Market: O mercado de Greenwich tem um pouco de tudo: roupas, acessórios, antiguidades, artesanatos, comidas, cervejas! Tem até uma barraquinha com churros brasileiros 🙂

O mercado existe desde 1831. Teve seus altos e baixos (principalmente durante e no pós Guerras Mundiais), mas desde 1985, se mantém firme.

Uma observação importante sobre o mercado é que sempre tem stands com vendedores diferentes!

 

 

Greenwich Park: o parque se extende pelos fundos da Queen´s House até o Observatório Real. Se o dia estiver ensolarado (e seco), estará repleto de pessoas sentadas no gramado, tomando sol, fazendo picnic, jogando uma bolinha…

Lojas e Restaurantes

Se voce tiver mais tempo para ficar por Greenwich, algumas lojas e restaurantes são interessanets para visitar. Dentre as escolhas, separei duas.

Nauticalia: é considerada a primeira loja do mundo. Infelizmente, não se trata da loja mais antiga do mundo, e sim da primeira (em localização) loja à oeste do meridiano. Muita gente cai nessa “pegadinha” e acha que é a loja mais ANTIGA, mas você já está ciente que não é! 😉

 

Anúncios